Escolha uma Página

Sentir dor nos seios pode indicar diversas condições, sejam elas normais ou preocupantes. Por isso, saber identificá-la é fundamental para o atendimento médico. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Também chamada de Mastalgia, a dor nos seios está relacionada, na maior parte das vezes, às alterações hormonais do ciclo menstrual e ao uso de medicamentos como Aldomet, Aldactone, Digoxina, Anadrol e Clorpromazina. Quando associada à menstruação, ela recebe outro nome: Mastodinia.

Em todas as fases da vida da mulher é possível que as dores nos seios apareçam, como, por exemplo, no início da puberdade; durante a gravidez e o aleitamento; na menopausa ou após alguma intervenção cirúrgica na região. Além de todos estes fatores, algumas mulheres possuem um tecido mamário irregular chamado de “seios fibrocísticos”, que pode causar dor nas mamas, principalmente antes da menstruação, desencadeando até mesmo a formação de nódulos nos seios que podem crescer ou desaparecer espontaneamente.

Quando devo procurar um ginecologista?

Embora a Mastalgia não seja um sinal de doença grave das mamas, isso não significa que o atendimento ginecológico deva ser dispensado. Porém, do índice de 60% das mulheres que possuem alguma dor nos seios, apenas uma pequena parte considera o desconforto tão relevante a ponto de procurar um médico.

Fique atenta: quando as dores nos seios forem permanentes e acompanhadas de vermelhidão, secreção clara, sangue no mamilo, pus, febre ou surgimento de um caroço no seio que some após o período menstrual, procure rapidamente um ginecologista para saber a origem da alteração, prevenir inflamações e ter a certeza de que não há nenhuma condição grave relacionada ao desconforto.

Faça regularmente os seus exames ginecológicos na COSP. Agende o seu atendimento!

Referências

Dor na Mama: principais causas e o que fazer

https://www.tuasaude.com/dor-nos-seios/

Dor nos Seios – Causas e Tratamento

https://www.mdsaude.com/2014/05/dor-nas-mamas.html

Saiba o que pode causar dores nos seios

http://www.mulheresdicas.com/saude-da-mulher/saiba-o-que-pode-causar-dores-nos-seios.html